Posted in Portuguese

Textos Curtos Parte 2

What type of music do you like?

Por falar de música, sinto que tenho um gosto ecléctico. Gosto quase tudo, desde Joni Mitchell, até a The Smiths. Desfruto as obras de certos grupos de hip-hop dos anos oitenta, e o “prog rock” dos anos setenta. Até agora, em cada época, tinha conseguido qualquer coisa para desfrutar, quer a calma, Joanna Newsom, por exemplo quer o barulhento, Twenty-One Pilots por exemplo. O único cantor que odeio além de todos os outros é o Phil Collins. A sua voz faz-me ficar doente.
Em Portugal, estou a começar a encontrar prazer em ouvir fado. É difícil para mim, como um inglês, porque não temos nenhuma emoções. As nossas almas estão mortas. Mas depois de quase um ano a aprender português, dia e noite, finalmente, posso apreciar a beleza de “Barco Negro”, o som do guitarra portuguesa, e o humor das letras de Deolinda, por exemplo. Adoro!

Have you tried Port Wine?

Sim provei, e gosto muito dele. O vinho do Porto é muito conhecido em Inglaterra. Já há uma historia (“uma lenda urbana”, digamos assim) que afirme que o vinho do Porto foi inventado por marinheiros ingleses que colocaram espíritos fortes no vinho normal da região, mas isto é falso, sem dúvida! Realmente, é um verdadeiro produto da viticultura portuguesa. A popularidade dele em Inglaterra começou em 1703, durante uma das inumeráveis guerras contra os franceses. Claro que não podíamos obter vinho francês, e por isso, os sensatos diplomatas das terras da sua majestade aproveitaram a oportunidade para negociar um tracto com os nossos antigos amigos e aliados em Portugal. Desde aquela época, e apesar da loucura do “Brexit”, ainda é possível comprar vinho do Porto de várias marcas comerciais em Londres. Oxalá seja sempre assim!


Are you familiar with any traditional portuguese foods?

Raios parta! Escrevi um texto longo mas depois apaguei-o! Nãoooooo!
—————————–
Pois é! Conheço alguns pratos tradicionais. A maioria consiste de vários tipos de peixe: o bacalhau, as sardinhas, o polvo. Infelizmente, não sou um grande fã mas claro que os portugueses são especialistas na arte de cozinhar qualquer coisa que tenha* barbatanas e escamas. Sem dúvida pretendo comer muitos pratos portugueses quando visitarmos o país.
Além disso, conheço o famoso pastel de nata. Este pastel delicioso não contem peixe, graças a Deus!

* = #PRESENTSUBJUNCTIVEKLAXON

Is the rise in gym membership due to fashion or a real change in attitudes toward health?

Acha que o aumento do* número de ginásios e de pessoas que os frequentam é uma questão de moda? Ou de maior consciência quanto os benefícios na saúde?
—————————-
Há muitos factores. Hoje em dia, muitas pessoas têm empregos que consistem em sentar-se em frente ao computador, com os dedos sobre o teclado todos os dias. Não têm oportunidade  de se levantarem para esticar as pernas. Por isso, depois do trabalho, muitos escolhem tornar-se membros do ginásio. Além disso, há mais informação sobre a saúde publica. O nível de conhecimento das vantagens duma vida saudável tem aumentado nos anos passados. Ao mesmo tempo, os jovens deixaram de fumar, de beber álcool, e de usar drogas ilegais. Sem dúvida, a moda contribui para este efeito, mas acho que sobretudo é um verdadeiro crescimento de entusiasmo de viver mais tempo e melhor. Todos estes sinais apontam a uma mudança permanente na sociedade.

*=The textbook says “de” but my tutor said “do”. To settle the tie, I asked a minha mulher but she said “em”. Meus deuses! By Google search, “aumento do número” seems to be most popular (500,000 hits), with “de” second at 300,000 and “em” apparently only preferred by the small yet perfectly-formed population of a tiny island in the Atlantic bubbling under at 45,000

Advertisements

Author:

Just a data nerd

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s