Posted in Portuguese

A Cheeky Nando’s

Ontem, tentei de almoçar numa restaurante de comida portuense mas descobri que tinha encerrado permanentemente. Fiquei desapontado. Uma boa amiga perguntou-me no Instagram se tenho ouvido falar dum restaurante que se chama Nandos onde se servem comidas tradicionais portuguesas. O texto que se segue foi a minha resposta. Fiz erros? (pois claro, sempre faço muitos!)

Sim, conheço. A empresa tem restaurantes por toda a parte. Mas não é muito tradicional. O dono é sul-africano e os empregados são raramente (quase jamais, na minha experiência) portugueses. Gosto muito mas não me dá a oportunidade de falar português, e não há muita variedade. Só vendem lá frango em várias formas com batatas fritas, piri-piri e quase nada mais. A principal contribuição dele à vida cultural do nosso país é que nos introduziu ao pastel de nata. Hoje em dia, muitos restaurantes copiam-no. O Nandos ficou muito popular entre os jovens porque a comida é boa e barata, e o ambiente parece um restaurante verdadeiro (ao contrário do KFC, por exemplo, onde se vende “fast food” (comida rápida???*)) A minha filha e as suas amigas adoram “a cheeky Nando’s” (“algo atrevido do Nandos”???) mas existem restaurantes mais pequenos em Londres onde os donos e os empregados são portugueses.

Teria sido mais educado simplesmente dizer “obrigado pela sugestão” mas aparentemente apanhei a oportunidade de escrever uma dissertação comprida sobre a história do Nandos no Reino Unido!

*=No: just “fast food”

Here’s the original Insta Post about a Porto restaurant in Islington which prompted this discussion.

Author:

Just a data nerd

Leave a Reply

